Postagens Recentes

06/08/2012

A Beleza do Porto (IV) ou As Cantigas de Córdoba


Ponte Romana de Córdoba
ebattuta.blogspot.com


Ao meu caro irmão J. Francisco Saraiva de Sousa 


El Rey Encantado 


Caro irmão Dr. Francisco,
Lamento pelos acontecimentos
que nos tornaram estranhos.

Bem sabes,
nada posso quanto
a um desejo do meu avô.

Chegou-me elle de Córdoba
com um noivo para casar-me.
Trouxe-o como parente que nos é
pelo sangue espanhol dos Valle.

— Deve ser um judeu andaluz, fugindo da Inquisição —
pensei eu raivosa.

Ah, mas foi vê-lo
e caiu-me por terra a teimosia.

Eis 
que a criatura é doce 
como o Mel de Uruçu,
gentil como quem ama-me há muito,
e esperou tanto encontrar-me
que, mesmo eu em desalinho,
achou-me bela.
Fremoso como um nobre,
olhos azuis de anjo.
Como bom trovador, tocou cantigas 
d’amôres de Reys.

Sinto, pois me curaste 
dos males tropicais.
No entanto, 
sei da tua clientela alvoroçada,
donde nenhuma falta farei.

Par Deus,
Doa, em meu nome,
a mesa de cedro
À Igreja de São Francisco do Porto.

Procura ler o juramento de Maimónides
pela Medicina, e sejamos
bons irmãos.
Saibas que estou corada 
e coroada
como uma romã.

Da irmã que te preza,

Letícia d'Albuquerque Maram. Valle
Capitania do Rio Grande
Sítio Estreito 
Villa de Jucurutu
Freguesia de Caicó 
Certam do Seridó 

VI/VIII/MMXII




«Tu Eterna Providencia me ha escogido para vigilar por la vida y la salud de Tus criaturas.
Que el amor por mi arte me guíe en todo tiempo.
Que ni la avaricia, ni la mezquindad, ni la sed de gloria ni de alta reputación, halaguen mi mente... porque los enemigos de la verdad y la misericordia podrían fácilmente engañarme y hacerme olvidar mis elevadas miras de hacer bien por Tus hijos.
Que jamás vea yo en el paciente otra cosa que un compañero en el dolor.
Concédeme siempre fuerza, tiempo y ocasión para corregir lo adquirido... para hacerlo siempre mejor porque la sabiduría es infinita y el espíritu del hombre puede siempre acrecentarla infinitamente con nuevos esfuerzos.
Hoy puede descubrir sus errores y mañana obtener una nueva luz sobre aquello mismo de que hoy se cree seguro.
Oh, Dios!... Tú me has escogido para vigilar por la vida y la salud de Tus criaturas: heme aquí dispuesto a seguir mi vocación!».
MAIMÓNIDES
Médico cabecera del sultán Saladino

Ciudad de Córdoba. Península Ibérica. Año 1185.

http://www.smu.org.uy/publicaciones/libros/laetica/nor-maimonides.htm



Um comentário:

  1. há algo estranho na data da missiva..... o mais está datado e bem tratado. bjs

    ResponderExcluir