Postagens Recentes

16/03/2013

Il Postino #1



Volume 1 da coleção Le Petit Nicolas, de René Goscinny. Ilustrações de Sempé.
Editora Folio France.14/03/2013. 







16/03/2013.


18/03/2013


20/03/2013


  Inaugurando a coluna de correio, recebi dia 14 o primeiro volume desta série, escrita na década de 50 por René Goscinny, o conhecido autor de Astérix e Obélix. Por indicação da professora de francês, que esta semana passou na classe episódios do desenho animado de mesmo nome, do ano de 2009, comprei para me acostumar à leitura. 
  Narrada por Nicolas, um garoto divertido e esperto, conta o cotidiano com sua família, seus amigos, a escola, e as suas aventuras e férias. É muito falada como indicada para crianças, mas para quem quer aprender o francês ou é adolescente, adulto, e gosta de histórias leves e engraçadas, é altamente recomendável.
  O texto, em francês corrente, é de fácil compreensão, com ilustrações feitas por Jean-Jacques Sempé, que são o maior presente ao leitor, representando todo o núcleo e dando o toque de graça. Um livro curto, 160 páginas de diversão e aprendizado, com Nicolas; Maman; Papa; Mémé (vovó); la maîtresse (a professora); Monsieur le Directeur (o diretor); le Bouillon (como os garotos chamam o Supervisor); Alceste, o comilão da classe; Eudes; Rufus; Geoffroy, qui a toujours ce qu'il veut; Agnan, o ''chouchou", o queridinho da professora; Clotaire, o último da classe, e muitos outros personagens.
  Além dos seis volumes publicados, há ainda as histórias inéditas, que não foram publicadas por Goscinny na época em que foram escritas. 
  Há também um filme, de 2009, estrelado por Maxime Godart. Aqui no Brasil, as histórias são publicadas com o título O Pequeno Nicolau. Ça, c'est très chouette, ça, comme dit Le Petit Nicolas! =) 

Livros da série: 
1. Le Petit Nicolas;
2. Les Vacances du Petit Nicolas;
3. Les Nouvelles Aventures du Petit Nicolas;
4. Le Petit Nicolas et ses copains;
5. Les récrés du Petit Nicolas.
6. Le Petit Nicolas a des Ennuis.

Histórias Inéditas:

- Le Petit Nicolas s'amuse;
- La rentrée du Petit Nicolas;
-  Les bêtises du Petit Nicolas;
- Le Petit Nicolas, c'est Noël.
(...) 


                               













Nenhum comentário:

Postar um comentário