Postagens Recentes

22/06/2014

[RESENHA] O Projeto Rosie - Graeme Simsion




   Comprei O Projeto Rosie há quase um ano, depois de ler uma resenha dele no Literatura de Mulherzinha, e ficar empolgadíssima para ler o romance. Achei parecidíssimo com um filme que amo, e isso me atraiu para que gostasse também da história de Don Tillman, um dos personagens mais engraçados da atualidade. 
   Li-o naquela mesma época, porém não o resenhei. Devo dizer que esta releitura foi muito melhor do que a primeira vez em que tive contato com a escrita do Graeme. 
   Don é um professor de genética que, aos 39 anos, nunca namorou. Não sabe como começar relacionamentos, e isso faz com que crie o Projeto Esposa, pois está procurando alguém com quem possa dividir sua vida. 


"Porém, existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades, e pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamentos amorosos." (O Projeto Rosie, pág. 9)


   Apesar de tudo, a esposa que ele busca não é uma mulher como as outras. Quer alguém que tenha os mesmos pensamentos e hábitos que ele. Então, faz um questionário, e quem responder as perguntas exatamente como ele marcou, é adequada para casar com ele. 

   Até que um dia, Rosie Jarman entra em seu escritório. Ele não tem nenhuma ideia de que a recém-chegada dará uma reviravolta em sua vida. 

"Seria uma utilização altamente ineficaz do tempo disse Rosie com uma voz estranha, enquanto parávamos em um sinal de trânsito e, portanto, podíamos ter uma comunicação apropriada por um breve instante. Ela riu e percebi que estava me imitando."  (pág. 107)


Don é muito organizado, não desperdiça nada. Tem hora marcada para cada compromisso, cada atividade, por menos tempo que se gaste; um quadro de refeições para cada dia. Quando conhece Rosie, tudo vai por água abaixo. 

   Começa o Projeto Pai. Rosie quer saber quem é o pai dela, e o único que pode ajudá-la é Don. Para isso, não sabe que seus dias perfeitos serão desfeitos. Haverá muitas surpresas, e o coração também vai dar um empurrãozinho, mesmo que ele não perceba. 
   A dificuldade dele em lidar com emoções é o que torna o romance agradável e cômico. Situações engraçadas e extremamente incomuns acontecem com ele, por estar acostumado a programar cada instante das vinte e quatro horas de um dia, e também por ser uma pessoa muito racional até encontrar a mulher que muda completamente sua maneira de ver as coisas e o mundo. Então, ele descobre que há, para cada pessoa, alguém que aceite e ame você como você é.


Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Record
Páginas: 319
Ano de Publicação: 2013
ISBN: 978-85-01-40221-9

Classificação: 


   

   
  

8 comentários:

  1. Ahh como eu quero este livro,todo mundo fala bem dele,sem contar que a capa é toda fofa *0* Espero consegui-lo em breve.Amei sua resenha viu?

    Beijão!

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/2014/06/a-elite-kiera-cass-14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luana! Vou passar lá no seu blog daqui a pouco para dar uma olhada! Beijão!

      Excluir
  2. Que lindo. Fiquei com vontade de ler O Projeto Rosie, sabe que quando vi a divulgação da editora nem fiquei com vontade e por muitas vezes vi o livro em promoção, mas não tive vontade de comprar. Agora vou dar uma pensada se comprarei ou não por causa da lista de leituras hahaha.

    Adorei o novo visual do blog (se estiver faz tempo me perdoe, já que sou desligada mesmo hahaha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafs! Hahaha ;) É um livro lindo mesmo! Faz um tempo, sim, que mudei! :D Beijos

      Excluir
  3. Olá Letícia, eu tenho esse livro a algum tempo e sou louca para começar essa leitura, porém algumas pessoas me desanimaram. Obrigada por sua resenha super animadora, vai entrar para a lista de leitura desse ano.

    Amei o Blog.

    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dani! Fico feliz de ler isso, sério. <3 É lindo e super engraçado, você vai amar! Obrigada pelo carinho! Beijos.

      Excluir
  4. Olá :)
    Sua resenha ficou muito boa :D Esse livro deve ser bem legal, pois achei o assunto bem interessante. A sua resenha me fez ter curiosidade de ler algum dia. ;)
    Também adorei a capa desse livro *-* rs
    Bjus... s2
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gaby! O livro é lindo mesmo, vale muito a pena ler! A primeira coisa que notei nele foi a capa, por isso comprei. Obrigada! :) Beijos

    ResponderExcluir