Postagens Recentes

04/01/2015

[RESENHA] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz


  Procurei um livro que pudesse me salvar da ressaca literária causada por Convergente. O nome do livro que me salvou foi Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. 
A prova disso, talvez, seja a fluidez com que o li, em horas, mas também há o fato de que Benjamin Alire Sáenz usou cada palavra de um jeito mágico.
  Ganhando-me na narrativa, com palavras de um adolescente de quinze anos chamado Aristóteles, ou Ari, só posso dizer que tive a sorte de começar 2015 com um dos melhores livros já publicados.

  Ari é introspectivo, não gosta de conversar, nunca fala o que sente, não se acha digno de nada. Quando conhece Dante, começa a mudar, sem perceber. Dante é o oposto dele: ama a arte, ama ser feliz, ama falar sobre tudo que o inspira. É assim que Ari conhece o outro lado da humanidade, tornando-se seu melhor amigo. Os humanos não são sempre tristes, nem são sempre felizes.

Senti vontade de dizer que não sabia como existia gente como Dante no mundo, gente que observava estrelas, que conhecia os mistérios da água, que sabia o suficiente para entender que os pássaros pertenciam ao céu e não deveriam ser derrubados de seu voo gracioso (...)


Compreendi que meu pai era um homem cuidadoso. Ser cuidadoso com as pessoas e as palavras era algo belo e raro.

  Aristóteles e Dante é um daqueles livros eternos, foi essa a impressão que me causou. É um livro eterno porque, mesmo depois de muito tempo, suas palavras perduram na mente de seus leitores. Sei que escrevo a resenha com tais palavras impressas na mente, mas é a verdade. 
  Sáenz soube a maneira certa de brincar com cada uma delas, fazendo-nos sentir parte do universo de Ari e entender Dante, entender os sentimentos de cada um e amá-los, tê-los como amigos. Entender seus medos e aceitá-los, querer fazer com que ambos fossem da maneira que são.
  Controlei-me para não gravar todas as frases do livro e colocá-las aqui, pois cada uma delas é um segredo do Universo que precisa ser revelado.
  Quais são esses segredos? Há alguém que saiba?


Imaginei como era — segurar a mão de alguém. Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa.











Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Tradução: Clemente Pereira
Páginas: 395
Ano de Publicação: 2014

ISBN: 978-85-657-6535-0
Classificação: 




6 comentários:

  1. Leti, sua resenha só me deixou ainda mais curiosa sobre esse livro. Já vi muita gente falando bem dele, mas tinha receio de lê-lo e acabar não gostando tanto assim, acabar me decepcionando com a história. Acho que vou dar uma chance, o modo como você comentou sobre a escrita do autor me deixou com vontade de conhecê-la. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Putz. Estou emocionada! Sua resenha me emocionou... e olha que eu tenho lido tantas resenhas, sobre tantos livros que as vezes elas parecem uma coisa só e as vezes coisa nenhuma e eu me pego passando por elas sem nem mesmo comentar... Mas, tem qualquer coisa em suas palavras que me emocionaram e me fizeram ter vontade de parar tudo e ir ler sobre Aristóteles e Dante...

    Obrigada!
    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Muito obrigada pelas palavras, Pandora, estou honrada! :') Que bom que a minha resenha emocionou tanto uma leitora, raras vezes li algum comentário assim de um leitor do blog. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Leti!

    Eu fiquei muito curiosa agora! Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha me interessado para ler. Agora estou morrendo de vontade de tê-lo em mãos!
    Pretendo ler esse ano ainda!

    Bjinhos,
    www.estavarelendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leti!
      As suas duas perguntas finais da resenha acabaram comigo! Fiquei muito curiosa, e me interessei pelo livro, espero conseguir le-lo este ano ainda! Beijos.

      www.heyeuamolivros.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Oi, Lê! Vi uma resenha sobre esse livro e fiquei curiosa, estou desesperadamente necessitada de indicações de YA de fantasia! Acho que vou dar uma chance, depois da sua resenha! xD
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir