Postagens Recentes

25/02/2015

[RESENHA] Como Eu era Antes de Você - Jojo Moyes



  Nunca tinha lido um livro da Jojo Moyes, e não me interessava, até que um dia, fiquei curiosa. Fiz o download de Como Eu era Antes de Você, por saber que esse era o livro mais falado da autora.
  Já tinha algum conhecimento de como era a história, e quis lê-lo para ver se o estilo de escrita da Jojo era bom. Eu tinha expectativas um pouco altas a respeito dele, que, infelizmente, não foram correspondidas.

  O livro, na maioria de seus capítulos, é narrado por Louisa Clark, a protagonista.
 Ela tem 26 anos, não tem ambições sobre mudar de vida, é garçonete de um café e namora um esportista. Vive na casa dos pais, com uma irmã que é mãe solteira, seus pais e seu avô.
  Subitamente, Louisa vê-se obrigada a conseguir um emprego. Já que ela não tem qualificações, não sabe onde poderá trabalhar. Eis que surge uma chance, mas ela não tem a menor ideia de como lidará com isso.
  Will Traynor é seu novo patrão. Por se tratar de um tetraplégico, ela pensa que terá que cuidar de um idoso. Porém, quando chega à sua entrevista de emprego, descobre que ele está na casa dos 30 anos, e sofreu um acidente que o deixou incapacitado há dois.
  A partir do momento em que os dois se conhecem, confesso que mantive a leitura arrastada, por curiosidade de saber o que aconteceria para que ambos mudassem de ideia a respeito do outro. Começaram a se conhecer não se suportando, a ponto de serem sarcásticos quando se falavam. Foi uma leitura dolorosa até o ponto em que os dois se tornam amigos.

Alcancei a mão de Will e a segurei entre as minhas. Pensei, por um instante, que nunca mais me sentiria tão intensamente conectada ao mundo, a outro ser humano, como naquele momento.

  Eu não tinha lido nenhum livro com essa temática antes, e comecei a entender como alguém como Will pode se sentir e viver apesar do acidente. Não sei se estou certa, mas será que, depois que a pessoa descobre uma razão pela qual continuar, mesmo não sendo mais capaz de tudo como era, pode ainda pensar que a vida não vale a pena? Mesmo que ela tenha que se esforçar um pouco mais para achar a felicidade?

(...) Poderia viver hospitalizado indefinidamente. Isso não é lá uma vida, Clark. Mas quando penso em como poderia ser pior... Há noites em que me deito na cama e realmente não consigo respirar.
Engoliu em seco.
— E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor (...)

Como Eu Era Antes de Você foi um livro ruim para mim, mas, apesar disso, entendo a razão de várias pessoas terem chorado e que o guardem no coração como um livro maravilhoso. Porém, por conta da ideia que fiz dele (é errado querer um final feliz nesse caso?), não foi um livro agradável, no geral.
  Jojo Moyes partiu meu coração, no pior sentido, e a história, infelizmente, não me conquistou. Até hoje me questiono se chorei de raiva ou de tristeza e emoção. Mas, de verdade, admiro o fato de a protagonista ter se dado conta de que não vivia o bastante, e encontrou algo que a fez ser outra pessoa, diferente da mulher sem sonhos que era, antes de conhecer Will Traynor.
  Minhas perguntas: Por que Will não pôde fazer o mesmo por Lou? Por que ele não mudou de ideia por ela?


— Sabe de uma coisa?
Eu podia passar a noite toda olhando para ele. Para o brilho no canto dos seus olhos. Para o lugar onde o pescoço encontrava o ombro.
— O quê?
— Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.
— Então vamos para algum lugar.


Título Original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Tradução: Beatriz Horta
Páginas: 320
Ano de Publicação: 2013
ISBN: 978-85-805-7329-9 

Classificação:



4 comentários:

  1. Meu gzuis Leti, nota 2?
    Me desanimou total a ler! kkk
    Queria ler antes do filme estrear, porque tem o Finnick e a Khaleesi no elenco (os atores).
    Mas agora fiquei totalmente sem vontade, apesar da estória ter esse enredo que até hoje nunca li.
    E pelo jeito o final não é feliz, né? O Clark morre? :(

    Ai não quero ler mais! Quer dizer, ainda quero. Mas irei sem tanta sede ao pote.
    Ótima resenha.

    Bjos!
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro que li da Jojo e que fiquei encantada com a autora rs. Acho a estória um tanto diferente e que causa um certo impacto e reflexão no leitor. Por mais que seja triste e eu também tenha ficado irritada com o Will no final, mesmo assim gosto do livro e de toda sua narrativa, personagens e toda relação dos dois. Enfim, espero assistir o filme e ler o novo livro dela.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Letícia, tudo bem?
    Esse livro não funcionou mesmo para você, né? Isso acontece às vezes.
    Eu ainda vou ler Como eu era antes de você, até porque muitos adoram esse romance, e espero ter uma experiência melhor do que a que você teve e ser um desses que favoritam Jojo Moyes. Vou tentar lê-lo antes da adaptação, que deve chegar nos próximos meses no Brasil.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, esse livro ♥-♥-♥-♥-♥ até hoje não consegui superar. Foi o primeir que li da Jojo e ela me encantou e desencantou e encantou de novo de uma forma extraordinária.
    Esse é o tipo de livro que te faz pensar: O QUE EU ADO FAZENDO DA MINHA VIDA?
    PERFEITOOOOO ♥

    www.eduardalins.com ♥

    ResponderExcluir