Postagens Recentes

25/12/2013

[RESENHA] A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery




     


          AS CAMÉLIAS DA VIDA
Não lembro quando foi que li A Elegância do Ouriço pela primeira vez, mas me lembro perfeitamente da felicidade que senti ao devorar cada palavra da narrativa, principalmente ao ler os Diários do Movimento do Mundo e os Pensamentos Profundos de Paloma Josse, uma menina de doze anos que está cansada de ver que "o destino final é o aquário dos peixes."


  Paloma é uma das protagonistas do romance, também narradora, embora quem de fato conte a história seja a concierge Renée Michel, que vive há 27 anos cuidando de um famoso prédio no número 7 da Rue de Grenelle. Porém, Renée não é o que se imagina de uma concierge. É uma mulher extremamente culta, viúva, que lê Marx e faz de tudo para se esconder do mundo, porque sabe que a sociedade pensa que alguém como ela não é capaz de entender a filosofia. 
  Já a jovem Paloma é superdotada, seus pais não lhe dão atenção, e ela finge que não é tão inteligente como sabe que é. Tenta de tudo para tirar notas baixas na escola, mas apesar disso, é sempre a primeira da classe. 
  Os dois lados do romance fundem-se de uma maneira fantástica, e assim temos um livro único. Cada personagem apresentado por elas tem um fascínio imenso. É uma trama extremamente rica.

A sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes.” (p. 152)

 Conforme o tempo passa, entramos cada vez mais nesse pequeno mundo, e rimos e nos surpreendemos com cada palavra das duas, contando a história de cada pessoa e expondo seus pontos de vista. Li atentamente casa palavra de Renée, mas ficava ansiosa para chegar no diário de Pensamento Profundo da menina Paloma, que me fazia gargalhar, mas também me fazia pensar. Cada uma delas tem sua delicadeza, e tem uma imensidão nos corações. 

"Mas e se, no nosso universo, existir a possibilidade de nos tornarmos o que ainda não somos... será que saberei agarrá-la (...)?"

  Talvez eu esteja me atendo muito a falar delas, mas as outras personagens são igualmente maravilhosas. Kakuro Ozu, o novo vizinho, que faz amizade com Paloma e é a primeira pessoa que vê Renée como ela é de verdade. Manuela, amiga de Renée, portuguesa que ela diz ser uma aristocrata, sua melhor amiga. Jean Arthens, o filho de um dos patrões, cuja vida mudou, depois que Renée lhe disse que certas flores eram camélias. Camélias, as camélias de Renée. As pessoas que mudam o mundo.
  Ler A Elegância do Ouriço é um deleite para a alma e o pensamento.


Título Original: L'élégance du hérisson
Autora: Muriel Barbery
Tradução: Rosa Freire d'Aguiar 
Editora: Companhia das Letras
Ano de Publicação: 2008
Páginas: 350
ISBN: 978-85-359-1177-0  

Classificação: 



2 comentários:

  1. Que interessante! Fiquei com vontade de ler! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!! O livro é lindo mesmo, leia, tenho certeza que você vai amar! Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir