Bertold Brecht (1898-1956)
INTERTEXTO
Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo."
Bertold
Brecht
Roland Barthes sobre o teatro de Brecht
"Au moment même ou il liait ce théâtre de la signification a une pensée politique, Brecht, si l'on peut dire, affirmait le sens mais ne le remplissait pas. Certes, son théâtre est idéologique, plus franchement que beaucoup d'autres: il prend parti sur la nature, le travail, le racisme, le fascisme, l'histoire, la guerre, l'aliénation; cependant c'est un théâtre de la conscience, non de l'action, du probleme, non de la reponse; comme tout langage littéraire, il sert a formuler, non a faire.
Toutes les pièces de Brecht se terminent implicitement par un Cherchez l'issue adressé au spectateur au nom
de ce dechiffrement auquel la materialité du spectacle adressé au spectateur au nom de ce dechiffrement auquel la materialité du spectacle doit le conduire. Le rôle du systéme n'est pas ici de transmettre un message positif (ce n'est pas un theatre des signifiés), mais de faire comprendre que le monde est un object qui doit être dechiffré (c'est un theatre des signifiants)"
"Ao mesmo momento em que se ligava esse teatro da significação a um pensamento político, Brecht, se o podemos dizer, afirmava o sentido mas não o completava. Certamente, seu teatro é ideológico, mais francamente que muitos outros: ele pretende partir da natureza, do trabalho, do racismo, do fascismo, da história, da guerra, da alienação; entretanto, é um teatro da consciência e não da ação, do problema, da resposta; como toda linguagem literária, ele serve para formular, não para fazer.
Todas as peças de Brecht terminam implicitamente por um cherchez l'issue endereçado ao espectador em nome deste deciframento ao qual a materialidade do espetáculo deve conduzir. O papel do sistema não é, aqui, de transmitir uma mensagem positiva (não é um teatro dos significados), mas de fazer compreender que o mundo é um objeto que deve ser decifrado (é um teatro dos significantes)."
ECO, Umberto. Obra Aberta. 8ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991. p. 27.
|
Postagens Recentes
05/04/2013
Bertold Brecht (1898-1956)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário